quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Geografia que espaço é esse?


O espaço que tem por definição física, ser entendido como uma extensão tridimensional ilimitada ou infinitamente grande, que contém todos os seres vivos e coisas e é o campo de todos os eventos que representa uma grandiosidade espacial, um enorme palco, onde todas as relações se apresentam, e se dividem em subespaços como: Espaço Urbano, Industrial, Social entre tantos outros subespaços existentes, todos estes se interligam para formar esse grandioso espaço físico, os serem nesse espaço se instalam e reproduz suas vidas. O entendimento que o espaço se dá se transforma e é de vital importância para as ciências humanas e, sobretudo à geografia onde o reconhecimento e interpretação do espaço esta cada vez mais obscura, mas na mesma proporção, a análise se torna a base metodológica fundamental para a diferenciação e interação entre Espaço, Lugar e Paisagem.
Há muitas interpretações do que seria o objeto geográfico. Tanto as que consideram o espaço como um "teatro" da ação humana quanto os que o consideram como um produto da interação homem - natureza. Se há um consenso na Geografia é que não existe consenso quanto à definição de seu objeto.
Há tantas visões quantos forem os geógrafos, algumas com maior orientação para a Geografia Física, outras para Geografia Humana. Cada uma dessas orientações é uma visão do mundo, e cada Geografia particular privilegia este ou aquele aspecto. Evidentemente, há temas mais ou menos abrangentes, passíveis de ser interpretados pelas mais variadas ópticas.
Uma definição simples, mas abrangente, poderia ser: Geografia é o estudo da superfície terrestre e a distribuição espacial e as relações recíprocas dos fenômenos físicos, biológicos e sociais que nela se manifestam.

 
Autoria: Ana Rita Jora, Eliana A.A. Dorf, Juliana M. Zamboni e Shirlei G. da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário