quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O mundo global visto do lado de cá




Milton Santos nasceu em 1926, em Brotas de Macaúbas no interior da Bahia neto de escravos e filho de professores foi alfabetizado em casa pelos pais se formou em direito em Salvador trabalhou como jornalista foi para a França onde regressou em 1958, Doutor em geografia, com golpe militar de 1964 ele foi obrigado a sair do Brasil, morou na França, Tanzânia Venezuela, Estados Unidos e Canada. Ele escreveu quarenta livros recebeu o titulo de Dr. Honoris Causa por vinte universidades e o prêmio Nobel, o Vantrin Lud o mais importante do mundo em geografia, pensou a economia espacial a urbanização latina americana e deslumbrou uma utopia para o séc. XXl na condição de geólogo no terceiro mundo.
Segundo Milton Santos a renda dos mais ricos é muito superior do que a renda dos mais pobres do país. Com a globalização o mundo se tornou capitalista e é ai que a contenção se instala. A globalização existe como fabula, a globalização existe como perversidade e o mundo como ele pode ser outra globalização.
 O séc. XX foi o séc. da Revolução, as revoluções tecnológicas para que se tenha um mundo melhor e a um consumo voraz. Nunca houve condições técnicas e cientificas para construir um mundo melhor e com dignidade, mas sim para favorecer muitas empresas e para ter um mundo mais perverso.
A China combinou planejamento de estado com mecanismo de mercado atraiu capitais externos e novas tecnologias, essa reviravolta é resultado de pesados investimentos em técnicos e pesquisadores, existe no país mais de mil Universidades formando muitos engenheiros, mestres e doutores, pois o governo incentiva a população e isso ocorre o desenvolvimento econômico
Em Cotiabamba a água e o gás foram privatizados causando muita dor e sofrimento a todos e gerando até mesmo morte com a insatisfação dos pobres prejudicados.
Com as privatizações e abertura da economia houve uma grande quebra empresarial no país e de um dia para o outro as classes medias se tornaram os novos pobres do país.
No terceiro mundo existe a exploração de mão de obra divisão de trabalho injusto e desigual distribuição de mais pobreza para os pobres e concentração de mais riquezas para os ricos.
O desemprego aumenta, as classes médias abaixaram e o salário diminuiu, onde as pessoas trabalham mais com menos direitos, diante disso a pobreza é tratada com naturalidade onde a fome não mais nos surpreende.
Em 1961 o muro de Berlin foi construído para separar a pureza do socialismo para a desigualdade do capitalismo e para os que atravessam pode ocorrer ate mesmo a morte.
A mídia tem uma intermediação muitas vezes enganosa nas informações onde favorece o mundo material e financeiro, repetindo apenas o que os convém.
Hoje com um pequeno aparelho de informática eletrônico os mais humildes e povoados estão observando e compreendendo o mundo da forma que ele é não como outras pessoas querem enganá-los.
Segundo Milton Santos quem vai mudar o País no processo de globalização é os pobres de baixo agindo de baixo para cima, pois o período tecnológico esta terminando e entrando no período demográfico.
Durante séculos os capitalistas e estrangeiros eram considerados grandes criminosos.
Se pensarmos como os Europeus e os Americanos não conseguirão entender nosso próprio mundo e não vamos pensar por nós próprios.
Enquanto os pobres vão fazer uma excursão no maior shopping da cidade deslumbrados com tudo o que vêm, os turistas ricos buscam safári urbano na favela da rocinha.
O direito a moradia é um direito garantido para todos, mas infelizmente muita pessoa não tem um teto para morar e vivem nas ruas jogados com fome esse é o caso também dos sem terras.
A ação direta nas ruas é um meio de se fazer ouvir e os diversos movimentos populares buscam alternativas para uma globalização solidaria.
Os problemas sociais só serão solucionados através do Estado, pois ONGs ou Instituições não são suficientes para cuidar das pessoas que precisam.
A globalização produz globaritarismo que existe para reproduzir a globalização e é um circulo vicioso que temos que quebrar através da produção de formas democráticas que seja realmente democrática.
Fonte: Baseada nos Videos: O mundo global visto do lado de cá.
Autoras: Ana Rita Jora, Eliana A.A.Dorff, Juliana M.Zamboni e Shirlei G.da Silva.








Nenhum comentário:

Postar um comentário