sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Relação do homem, espaço e Natureza.




O homem desde sua criação tem vivido várias transformações ao longo de sua história, o qual vem enfrentando elementos e fenômenos da natureza. Aprendendo a dominar e enfrentar seu meio natural o que torna constantemente a possível compreensão dos processos e suas modificações civis.
Acredito que seja este ponto de reflexão que a autora Francisca Macedo Silva tenha tratado nesta obra ao deparar com o ambiente urbano das grandes e medias cidades, vemos que as pessoas estão cada vez mais envolvidas com as novas tecnologias, a mudança no cenário urbano de curta forma vem perdendo a relação natural entre a terra e suas culturas perdendo seu ponto de referencia para sociedade moderna.
Entre relacionamento da humanidade e natureza a modificação de seus recursos naturais promovendo cada vez mais a contaminação das águas, devastação das florestas, poluição atmosférica, caca ilegal e indiscriminada, perdendo as habilidades naturais e preservação ambiental.
Nesse sentido é importante ressaltar que a educação ambiental deve ser incorporada e inovadora num foco nacional, político e amplo desenvolvimento social capaz de produzir diferentes propostas daquilo que tem aplicado na atividade educação, na educação ambiental, tendo como alvo as crianças que representam as gerações futuras em formação , supondo que para elas a consciência ambiental pode ser traduzida e aplicada de forma significante e bem sucedida do que para os adultos já formados com hábitos , costumes comportamentais e a  difícil reorientação.
Os avanços nos estudos geográficos vêm figurando num aprendizado significativo direcionado para realidade com a contribuição da internet e outros processos educativos como os desafios para evolução geográfica com intuito e bom método pedagógico, se torna uma ferramenta poderosa ao avanço do modelo escolar, no que diz respeito aos professores e seu desenvolvimento educacional diante das novas tecnologias, se faz responsável e direto ao formular estratégias que impulsionem o aluno a ver a tecnologia como ferramenta para seu aprendizado. Sendo ele identificador do seu desenvolvimento e problemas dos alunos, a preocupação por parte dele ao meio tecnológico e criativo, o que visa a melhor compreensão do estudo da geografia por parte destes alunos.
Favorecer sua aprendizagem, pesquisa e comparação interpretando os conhecimentos escolares como nas intervenções sociais. Conhecer o espaço, tempo e fenômenos geográficos, paisagem, território identificando suas relações e contradições uma participação pro positiva e relativa nas questões sócias ambientais, esta proposta no ensino da geografia deve estar presentes em diferentes referenciais para o ensino da área.
Como ser humano participa da renovação da vida à medida que nos relacionamos com o mundo como futuras educadoras nossa contribuição deve ser a melhor, seja nos trabalhos educacionais, valores, em nossos saberes e experiências próprias.
Essa capacidade passa pela nossa formação e caracterização profissional como uma educação transformadora e continuada em nosso complexo e diversificado espaço geográfico.
FONTE DE PESQUISA:
ALMEIDA, Rosângela Doin de: PASSINI, Elza Y./  O Espaço geográfico:ensino e representação. 7. ed. São Paulo; Contexto, 2002.

Autoras: Ana Rita Jora, Eliana A.A.Dorff, Juliana M. Zamboni e Shirlei G. da Silva

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