terça-feira, 9 de novembro de 2010

Inclusão na cidade de Diadema


O programa de ensino mais educação e o circo escola, são alguns dos projetos que fazem parte da política de inclusão social da cidade de Diadema.
O circo escola oferece todos os dias da semana, aulas de circo; desde aéreos, atividades circenses de solo, malabarismo e muito mais. As aulas são gratuitas em parceria com a prefeitura da cidade.
A idéia nasceu há sete anos por Marcio Costa, terceira geração de uma família circense e trapezista, quando trabalhava na coordenação de oficinas de circo, promovida pela prefeitura da cidade de Diadema, más a idéia só foi colocada em prática há dois anos, quando criou desenhos e montou toda a estrutura do circo.
Durante a semana, o Circo Escola Diadema oferece atividades para o aprimoramento e aprendizado das técnicas do circo, de terça à quinta feira acontecem oficinas culturais de circo, no total de cinco: quatro para crianças de 7 a 14 anos; e uma para maiores de 15 anos, já na sexta, sábado e domingo, as ações serão voltadas a espetáculos, mostras de arte, encontros de mala bares.
Com o projeto do circo escola, muitas crianças e adolescentes tem oportunidade de ter um contato maior com a arte e a cultura, desenvolvem habilidades e adquirem diversos conhecimentos, e o mais importante estando envolvidos com atividades culturais ficam longe da violência das ruas.
Quanto ao projeto mais educação, o objetivo é aumentar o tempo de permanência das crianças nas escolas oferecendo diversas atividades esportivas e culturais, promove também acompanhamento pedagógico e leva para as escolas debates as relação á Meio Ambiente, Saúde e Cidadania.
O programa visa valorizar a formação humana, considerando o sujeito nas suas várias dimensões; física, psíquica, cognitiva, afetiva e ética. Oportuniza ações educativas e aproxima a escola da comunidade.
Desde o inicio do projeto em 2008, já foram atendidas mais de cinco mil escolas objetivo é chegar a todas as escolas do município, o programa mais educação faz com que a escola se torne um ambiente de lazer e atrativo para jovens e crianças, pois possibilita que eles tenham contato com esporte, cultura e meio ambiente.

Autora: Ana Rita Jora, Eliana A.A.Dorff, Juliana Mantovan Zamboni e Shirlei G.da Silva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário