sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Relação do homem, espaço e Natureza.




O homem desde sua criação tem vivido várias transformações ao longo de sua história, o qual vem enfrentando elementos e fenômenos da natureza. Aprendendo a dominar e enfrentar seu meio natural o que torna constantemente a possível compreensão dos processos e suas modificações civis.
Acredito que seja este ponto de reflexão que a autora Francisca Macedo Silva tenha tratado nesta obra ao deparar com o ambiente urbano das grandes e medias cidades, vemos que as pessoas estão cada vez mais envolvidas com as novas tecnologias, a mudança no cenário urbano de curta forma vem perdendo a relação natural entre a terra e suas culturas perdendo seu ponto de referencia para sociedade moderna.
Entre relacionamento da humanidade e natureza a modificação de seus recursos naturais promovendo cada vez mais a contaminação das águas, devastação das florestas, poluição atmosférica, caca ilegal e indiscriminada, perdendo as habilidades naturais e preservação ambiental.
Nesse sentido é importante ressaltar que a educação ambiental deve ser incorporada e inovadora num foco nacional, político e amplo desenvolvimento social capaz de produzir diferentes propostas daquilo que tem aplicado na atividade educação, na educação ambiental, tendo como alvo as crianças que representam as gerações futuras em formação , supondo que para elas a consciência ambiental pode ser traduzida e aplicada de forma significante e bem sucedida do que para os adultos já formados com hábitos , costumes comportamentais e a  difícil reorientação.
Os avanços nos estudos geográficos vêm figurando num aprendizado significativo direcionado para realidade com a contribuição da internet e outros processos educativos como os desafios para evolução geográfica com intuito e bom método pedagógico, se torna uma ferramenta poderosa ao avanço do modelo escolar, no que diz respeito aos professores e seu desenvolvimento educacional diante das novas tecnologias, se faz responsável e direto ao formular estratégias que impulsionem o aluno a ver a tecnologia como ferramenta para seu aprendizado. Sendo ele identificador do seu desenvolvimento e problemas dos alunos, a preocupação por parte dele ao meio tecnológico e criativo, o que visa a melhor compreensão do estudo da geografia por parte destes alunos.
Favorecer sua aprendizagem, pesquisa e comparação interpretando os conhecimentos escolares como nas intervenções sociais. Conhecer o espaço, tempo e fenômenos geográficos, paisagem, território identificando suas relações e contradições uma participação pro positiva e relativa nas questões sócias ambientais, esta proposta no ensino da geografia deve estar presentes em diferentes referenciais para o ensino da área.
Como ser humano participa da renovação da vida à medida que nos relacionamos com o mundo como futuras educadoras nossa contribuição deve ser a melhor, seja nos trabalhos educacionais, valores, em nossos saberes e experiências próprias.
Essa capacidade passa pela nossa formação e caracterização profissional como uma educação transformadora e continuada em nosso complexo e diversificado espaço geográfico.
FONTE DE PESQUISA:
ALMEIDA, Rosângela Doin de: PASSINI, Elza Y./  O Espaço geográfico:ensino e representação. 7. ed. São Paulo; Contexto, 2002.

Autoras: Ana Rita Jora, Eliana A.A.Dorff, Juliana M. Zamboni e Shirlei G. da Silva

terça-feira, 26 de outubro de 2010

A tecnologia

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A tecnologia chegou mais cedo para algumas crianças, a cada dia que se passa novas formas e conceitos de tecnologia vão surgindo e se aprimorando, usamos a tecnologia em nosso  dia a dia, ela está ligada ao nosso redor.
Com o passar dos anos tudo ficou baseado na tecnologia. Em pleno século XXI as crianças já nascem informada dessa tal chamada tecnologia, onde não demora muito nos seus anos iniciais e la estão ligados na internet, psp, video game, jogos virtuais, etc.
Lembrando também das crianças que não fazem parte da total tecnologia, por vários motivos e o motivo maior é pela baixa classe social, não esquecendo que a tecnologia facilita muito a vida das pessoas até mesmo na parte da saúde, como por exemplo:um óculos ou um aparelho auditivo, que nem sempre pode ser comprado pela classe menos favorecida.
Assim causando transtornos nas classes menos favorecidas pelo fato  de não poder usufruir de muitas oportunidades que a tecnologia oferece, do outro lado  social  entra a questão de deixar de lado a infância e as brincadeiras caseiras tornando brincadeiras virtuais e causando o sedentarismo, pelo comodismo em que se encontra a geração atual por conta da tecnologia que é mais prática e nos oferece tudo pronto.

Autoria: Ana Rita Jora, Eliana A.A. Dorff, Juliana M. Zamboni e Shirlei G. da Silva.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Adoção no Brasil

Analisar o processo de Adoção no Brasil, é uma tarefa que merece primeiramente um estudo da historicidade deste processo,pois o processo de adoção de crianças no Brasil já foi muito complexo.De fato foi com o presidente então Juscelino Kubcheck, em 1957, que os filhos adotados começaram gozar dos mesmos direitos que os filhos biológicos. Juscelino em virtude de questões pessoais, por possui uma filha adotiva, refletiu na questão, e instituiu juntamente como poder legislativo leis que permitiram a interação por completo do individuo adotado á família.
Entretanto, mesmo diante da evolução do processo de Leis e divulgações televisivas, que regem a adoção ainda temos uma deficiência em termos de informações em caráter de Lei quanto á adoção. A maior dificuldade evidenciada através deste estudo reside na localização das fontes de informação; a fonte mais conhecidas é o Estatuto da Criança e do Adolescente, é notório que este assunto merece uma atenção especial, pois a adoção reduziria índices preocupantes de marginalização infanto-juvenil,alem de casos de abandono de crianças e adolescentes.
A realidade da adoção hoje é bem diferente se comparamos á períodos anteriores a época de Juscelino, se tornou mais "fácil" adotar, apesar dos muitos requisitos burocráticos,
É importante deixar claro que o papel da adoção não esta restrito ao recolhimento de crianças órfãs ou abandonadas, também cabe adoção o papel de cuidar das crianças que por motivos de violência, ou maus tratos tiveram que deixar o núcleo familiar.
Reside a adoção o papel social, econômico e, sobretudo moral, quem adota possibilita ao individuo uma aquisição de família, pois o que de fato faz o cidadão é o núcleo familiar.
Transfere-se o pátrio poder e a guarda aos novos pais. Com isso, esses passam a ter o direito de educar o adotado de acordo com as suas convicções e valores. Na transferência da guarda estão implícitos os direitos e deveres do menor e de seus novos pais: direito do menor à educação, à alimentação, à escola, ao bem-estar moral e material necessário ao seu desenvolvido saudável e adequado. Da mesma forma, o adotado passa a dever respeito e obediência aos adotantes, até completar a maioridade ou obter a sua independência.
O adotado é igualado ao filho sanguíneo em direitos e as obrigações. Com isso, ele passa a ter direito a alimentos e, também, obrigação de assistência aos pais adotivos, quando forem economicamente capazes e os adotantes estiverem necessitados.
Juntamente com a transferência do pátrio poder, o adotante passa a ser o administrador e a ter o usufruto dos bens do adotado.
Além o ECA artigo 227, § 6°, da Constituição Federal, garantem ao filho adotado os mesmos direitos sucessórios. Assim, eles concorrem na divisão da herança em igualdade de condições com os demais filhos do adotante.
 O estágio de convivência visa à integração da chance à família e vice-versa. Com a guarda - provisória, a criança começa uma fase de adaptação ao novo meio familiar, e aos adotantes é dada a oportunidade de vivenciar a nova situação.
Quando a criança adotada apresenta problemas, muitas vezes ocorre a rejeição por parte dos adotantes. É com o estágio de convivência, que nôo deve ser de um período curto, que essas situações podem ser evitadas. (Monteiro, p.45).para que no futuro esta criança não sofra mais traumas.
Porque entre tanto esta criança sofre com a falta de tudo que teve de deixar para traz ,principalmente se esta criança já tiver uma idade avançada .Este fato causa um drama tão grande que elas tem que passar com psicólogo por um período longo tem casos que e para o  resto da vida.

REFERÊNCIAS: Eca Estatuto da Criança e do Adolescente;
NOVAES.Maria Helena.A Adoção e suas Restrições.São Paulo,1998.
Autoria: Ana Rita Jora, Eliana A.A.Dorff, Juliana M. Zamboni e Shirlei G.da Silva.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Geografia que espaço é esse?


O espaço que tem por definição física, ser entendido como uma extensão tridimensional ilimitada ou infinitamente grande, que contém todos os seres vivos e coisas e é o campo de todos os eventos que representa uma grandiosidade espacial, um enorme palco, onde todas as relações se apresentam, e se dividem em subespaços como: Espaço Urbano, Industrial, Social entre tantos outros subespaços existentes, todos estes se interligam para formar esse grandioso espaço físico, os serem nesse espaço se instalam e reproduz suas vidas. O entendimento que o espaço se dá se transforma e é de vital importância para as ciências humanas e, sobretudo à geografia onde o reconhecimento e interpretação do espaço esta cada vez mais obscura, mas na mesma proporção, a análise se torna a base metodológica fundamental para a diferenciação e interação entre Espaço, Lugar e Paisagem.
Há muitas interpretações do que seria o objeto geográfico. Tanto as que consideram o espaço como um "teatro" da ação humana quanto os que o consideram como um produto da interação homem - natureza. Se há um consenso na Geografia é que não existe consenso quanto à definição de seu objeto.
Há tantas visões quantos forem os geógrafos, algumas com maior orientação para a Geografia Física, outras para Geografia Humana. Cada uma dessas orientações é uma visão do mundo, e cada Geografia particular privilegia este ou aquele aspecto. Evidentemente, há temas mais ou menos abrangentes, passíveis de ser interpretados pelas mais variadas ópticas.
Uma definição simples, mas abrangente, poderia ser: Geografia é o estudo da superfície terrestre e a distribuição espacial e as relações recíprocas dos fenômenos físicos, biológicos e sociais que nela se manifestam.

 
Autoria: Ana Rita Jora, Eliana A.A. Dorf, Juliana M. Zamboni e Shirlei G. da Silva.